MAIS CARDEAL MANNING


"O que faz verdadeiros cristãos católicos não é a aceitação de doutrinas isoladas, senão o ato de fé divina fundada em seu motivo formal, que é a veracidade de Deus através da voz viva da Igreja." (El cardenal Manning: una biografía intelectual James Pereiro, Ediciones Cristiandad, p. 230)

"A crença na infalibilidade da Igreja é o único motivo adequado para converter-se a fé católica." (Manning em seu discurso no Concílio Vaticano I em 25 de maio de 1870; Cf. M LII, col.258a; El cardenal Manning: una biografía intelectual Por James Pereiro, Ediciones Cristiandad, p. 230)

"Somente a verdade engendra unidade. O que uniu a mente dos homens em uma só inteligência foi o dogma de fé...Dessa unidade de entendimentos brotou a unidade de vontandes." (APUC 16-17) A verdade é causa, a unidade efeito. Mas a verdade, acrescentava Manning, não se pode encontrar"até que nos encontremos submetidos a um mestre que não pode equivocar-se"; e o único mestre infalível é o próprio Deus. A unidade somente se consegue "submetendo a razão e a vontade a sua voz divina, que ensina por meio de sua única Igreja." (El cardenal Manning: una biografía intelectual Por James Pereiro, Ediciones Cristiandad,228-229)

"Se a fé católica é a perfeita revelação do cristianismo, a Reforma anglicana não é mais que uma nuvem de heresias; se a Igreja católica é a voz do Espírito Santo, a Igreja anglicana não só não forma parte da Igreja, senão que nem sequer é uma Igreja fundada por Deus. É uma pura instituição humana sustentada por uma autoridade humana, sem sacerdócio, sem sacramentos, sem absolvição, sem presença real de Jesus em seus altares." (Workings, 30; El cardenal Manning: una biografía intelectual, James Pereiro, Ediciones Cristiandad, p.214)

0 comentários:


Fé, História, Filosofia e Literatura

About this blog

Seguidores

Archivo del blog