LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL SÃO LIXO IDEOLÓGICO

LIVRO DIDÁTICO PICARETA
MENTE, E TECE ARGUMENTOS
QUE CAMUFLAM IDEOLOGIA ANTICLERICAL


Clique para ver




DOCUMENTOS HISTÓRICOS:
A IGREJA CONTRA A ESCRAVIDÃO



Clique

Clique

Clique

Livrecos didáticos mentem ! A verdade é que na Idade Média, sob o signo do Cristianismo, a idéia de escravidão do Direito Romano foi sendo cada vez mais atenuada, e ao final do período praticamente não havia mais nenhuma forma de escravidão. A Igreja eliminou na Cristandade medieval a escravidão pagã. A escravidão só retornou ao Ocidente a partir da Idade Moderna, por meio de mercadores de escravos árabes e africanos, na época das Grandes Navegações, visto que a escravidão continuou existindo no Continente africano desde a antiguidade.

Ver:

http://advhaereses.blogspot.com/search/label/Hist%C3%B3ria

http://advhaereses.blogspot.com/2009/10/o-comercio-de-escravos-realizado-pelos_29.html


“Da escravidão não restou senão uma coisa: a obrigação de trabalhar para outros. Mas pouco a pouco também esta obrigação se transformou em uma regra fixa: o servo tornou-se senhor de seu trabalho, com a condição de ceder uma parte do ganho em benefício de seu senhor. Esta transformação não se consumou de modo uniforme: em alguns lugares veio rapidamente, e parece já estar estabelecida desde o século V; em outros, não se pode assinalar com certeza antes do século XI ou XII ... Pode-se ainda constatar (na Itália e na Espanha) a presença de alguns escravos depois do século XIV; mas são fatos excepcionais, isolados, que não contradizem os resultados gerais por nós expostos” (Paul Allard, “Gli Schiavi Cristiani”, Libreria Editrice Fiorentina, 1916).

“O cuidado pela salvação, particularmente agudo nas proximidades da morte, inclinava (os senhores) a ouvir a voz da Igreja, que, se não se levantava contra a servidão em si, fazia da libertação do escravo cristão uma obra de piedade por excelência” (Marc Bloch, “A Sociedade Feudal”, p. 360).

0 comentários:


Fé, História, Filosofia e Literatura

About this blog

Seguidores

Archivo del blog