LANÇAMENTO DE "A FILOSOFIA E SEU INVERSO"


ESCRITO POR RODRIGO GURGEL | 06 JULHO 2012 

EVENTOS - 2012

Banner-Filosofiaeseuinverso

*Ao vivo no site Mídia sem máscara.
O que é pensar? Há diferença entre adquirir cultura filosófica e filosofar? O que separa a filosofia do ato, às vezes necessário, de discutir com o antifilósofo? O que une Kant às decisões da ONU em favor de um governo global? Por que o culto da ciência “começa na ignorância do que seja a razão e culmina no apelo explícito à autoridade do irracional”?
Essas e outras questões são respondidas por Olavo de Carvalho neste volume que reúne alguns de seus artigos e ensaios produzidos nos últimos anos.
Mas devemos ler Olavo de Carvalho? Há duas respostas possíveis: a dos seus detratores, melíflua ou estrondosa, mas sempre negativa. E a dos que se recusam a aceitar o doutrinamento da Weltanschauung pós-moderna, que, amealhando adeptos entre liberais e esquerdistas, baseia-se num tripé corruptor: relativismo, hedonismo e ateísmo.
Quem responde de maneira afirmativa à última pergunta sabe que Olavo de Carvalho não usa meias palavras. E o faz não apenas pelo deleite de tratar o idioma com rigor, mas principalmente por saber que, para uma efetiva resistência cultural, os que desejam se manter lúcidos devem possuir um corpo teórico consistente, capaz de apresentar respostas persuasivas ao mundo de falso desvanecimento do homem contemporâneo e de advogar em defesa da verdade, o valor mais vilipendiado nos dias que correm.
Frente aos ideólogos de plantão, cujo objetivo é nos convencer de que princípios, crenças, convicções e valores são obstáculos à liberdade, Olavo de Carvalho denuncia a ditadura do relativismo – a arma que restou aos marxistas-leninistas diante do fracasso de seu projeto original: a ditadura do proletariado. E o faz com seu estilo tão característico, que lhe permite, como ele mesmo diz, “transitar livremente entre o discurso acadêmico e a voz do coração, sem desprezar o primeiro mas submetendo-o às exigências da segunda”, movido por seu “objetivo constante, único, quase obsessivo: a busca do Supremo Bem”.
Nada é pequeno neste livro. A resposta a certos polemistas transforma-se nos degraus que Olavo de Carvalho transpõe para ensinar arquitetura gótica ou recolocar a lógica como elemento acessório da produção filosófica. Desmonta o método de Martial Guéroult, presta tributo à inesquecível figura do jesuíta Stanislavs Ladusãns – de quem tive a honra de ser aluno na década de 1980 –, rebate Alan Badiou, Peter Singer, Richard Dawkins e outros pseudoluminares. E o faz seguindo o método que propõe a seus alunos: espantar-se frente à realidade da experiência.
Mas não só. Olavo de Carvalho leva-nos mais longe na busca pela sabedoria, salientando que não esquecer nossa condição mortal é o ponto de partida da investigação metafísica. Aqui, ele ultrapassa a filosofia – e assemelha-se aos mestres da espiritualidade monástica, que recomendam a reflexão sobre a própria morte para curar uma das mais nocivas doenças da alma: a acídia.


0 comentários:


Fé, História, Filosofia e Literatura

About this blog

Seguidores

Archivo del blog